Durante o processo de criação, vamos imaginado a personagem, experimentando coisas, guardando para nós o que é bacana e buscando coisas novas. Até que chega um momento que olhamos e não vemos os atores e sim os personagens, com seus gostos, manias, segredos... E isso é mágico, significa que estamos no caminho certo. E não há como não estar, quando sem tem um diretor que desafia os atores e que não deixar que tudo fique mecânico. Não é fácil. É preciso abrir mão de algumas coisas, de alguns pudores e criar certos hábitos. Mas compensa.
Deixo essas frases do Stanislavski, que definem bem esse processo de criação, que é único.
“ Em nossa arte é preciso viver o papel a cada instante que o representamos e em todas as vezes. Cada vez que é recriado tem que ser vivido de novo e de novo encarnado.”
“O ator cria, em sua imaginação, o modelo e depois exatamente como o pintor, toma cada um dos traços e o transfere não para a tela, mas para si mesmo.”
“A arte não é vida real e nem sequer o seu reflexo. A arte é, por si só, criadora, cria sua própria vida, plena de beleza em sua abstração, ultrapassando os limites do tempo e do espaço.”
Citações: livro "A preparação do ator" do Stanislavski.
quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário